segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saúde ocupacional em debate

O médico e gestor do SESMET (saúde ocupacional do grupo Pão de Açúcar), professor Edson Martins Filho, ministrou o módulo sobre Doenças Ocupacionais, orientando aos participantes do curso de especialização em Medicina do Trabalho quanto à operação e desafios diários e na postura ética na atuação do médico do trabalho.
- A Medicina do Trabalho é uma área em que manter-se atualizado é uma questão de sobrevivência. O curso tem o foco nas questões previdenciárias e na gestão dos benefícios concedidos aos funcionários e dos recursos técnico-administrativos, visando promover o conhecimento com seu efetivo aprimoramento e aplicabilidade numa área que nos envolve, uma vez que somos todos trabalhadores - observa o professor.
O professor Edson Martins ressalta que o curso Medicina do Trabalho proporciona elementos para discussão do modelo atual e propostas para agregar novos valores e quebrar paradigmas.
- Atualmente, a Medicina Ocupacional está numa intensa transformação, mas é claro que questões como admissão, exame periódico, demissão, retorno ao trabalho e mudança de função continuam sendo inerentes à área - ressalta.
Na aula, os profissionais debateram sobre doenças ocupacionais, aquelas ligadas à modificação no estado de saúde do trabalhador, suas causas e formas de prevenção, que podem ser aplicadas tanto pela empresa como pelo trabalhador.
Segundo Edson Martins, as doenças ocupacionais podem atrapalhar o profissional no desempenho de suas funções e quando submetido a situações de pressão e estresse no trabalho, o funcionário pode sofrer doenças psíquicas ocupacionais e até mesmo lesões causadas por esforços repetitivos que podem gerar alterações em músculos, tendões e articulações. As doenças ocupacionais são motivo comum de pagamentos de auxílios, indenizações e até de aposentadoria precoce do trabalhador.
- Por isso, é importante manter um ambiente de trabalho confortável e satisfatório para aliviar o estresse. Muitas vezes medidas simples, mas se usadas de forma correta podem livrar o trabalhador de diversos problemas de saúde e doenças ocupacionais - observa.

MEDICINA DO TRABALHO

O curso de pós-graduação lato sensu em Medicina do Trabalho é realizado pelo CPG Funorte/Soebras sob coordenação da professora Ana Cristina Amorim e conta com a participação de médicos do trabalho, engenheiros de segurança, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais da área de recursos humanos e outros ligados à área de segurança e saúde do trabalhador.

Fonte: http://www.onorte.net/noticias.php?id=32933

Nenhum comentário: