segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Seminário discutirá conceitos, políticas e práticas em saúde mental e trabalho

A Fundacentro, em parceria com o Cerest/SP – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo e o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, realizará o seminário nacional: Saúde Mental e Trabalho.

As pesquisadoras Maria Maeno e Juliana Andrade Oliveira, ambas da Fundacentro, fazem parte da comissão organizadora.

O evento visa contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas no âmbito da saúde mental e trabalho, promover a atualização e integração dos profissionais da área, fortalecer uma rede de discussão, com o intuito de incentivar novos estudos e difusão de conhecimento.

Durante os dois dias de atividades, serão realizadas mesas-redondas e 6 oficinas. As mesas-redondas versarão sobre os seguintes temas:

- O trabalho contemporâneo: precarização e saúde mental – Ricardo Antunes, Tânia Maria de Almeida Franco. Coordenação: Edith Seligmann-Silva.

- Práticas organizacionais e expressões clínicas do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho – Roberto Heloani, Luiz Henrique Borges e Duílio Antero de Camargo. Coordenação: Silvia Rodrigues Jardim.

- Políticas públicas: prevenção, proteção social, tratamento e reabilitação do trabalhador – Pedro Gabriel Godinho Delgado, Aparecida Linhares Pimenta e Maria Dionísia do Amaral Dias. Coordenação: Maria Maeno.

As oficinas simultâneas terão como temas:

- Saúde mental e trabalhadores da saúde

- Saúde mental e trabalhadores da educação

- Saúde mental e trabalhadores de bancos e teleatendimento

- Saúde mental e trabalhadores de transportes

- Reabilitação profissional em saúde mental

- Legislação e perícia em saúde mental e trabalho

O seminário é gratuito e acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Hotel San Raphael, situado no Largo do Arouche, 150 – Centro – São Paulo/SP.

Serão 300 vagas para as mesas-redondas e 40 vagas por oficina. As inscrições deverão ser feitas pelo site: www.fundacentro.gov.br, em “eventos” – “eventos a realizar” – a partir de 20 de outubro.

Maiores informações pelos telefones: (11) 3066-6323 ou (11) 3066-6132 ou através do e-mail: sev@fundacentro.gov.br .

Assessoria de Comunicação Social

Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego

Nenhum comentário: