quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma Abordagem Social da Incapacidade e da Reabilitação Profissional

Como parte da discussão e estudos sobre Reabilitação Profissional e Incapacidade desenvolvidos desde 2007, a Fundacentro em parceria com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba e Campinas, com o INSS e com a Universidade de Toronto, promoverá, de 16 a 19 de agosto, 3 eventos sob o título “Uma abordagem social da incapacidade e da reabilitação profissional”.
Nos dias 16 e 17, haverá um treinamento sobre o "Modelo de Sherbrooke: Prevenção da Incapacidade Permanente para o Trabalho", em Piracicaba (SP), destinado às equipes de reabilitação profissional do SUS e do INSS, que desenvolvem um projeto-piloto.
No dia 18, o tema “Paradigmas da Reabilitação Profissional do Século XXI” será desenvolvido em um conferência e oficina de discussão, abertos ao público, em Campinas (SP). Inscrições: 019-3272-8025.
E no dia 19, será lançado o Dossiê Temático sobre “Incapacidade, Reabilitação Profissional e Saúde do Trabalhador” da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, em São Paulo, no auditório da Fundacentro. Inscrições pelo site da Fundacentro:http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/eventos_detalhes.asp?E=938 
Os eventos contarão com tradução simultânea e com a participação de representantes da Reabilitação Profissional do INSS, de profissionais de saúde e dos pesquisadores Patrick Loisel e Katia Costa-Black, da Universidade de Toronto, Canadá.

Modelo Sherbrooke
O modelo de reabilitação Sherbrooke foi concebido por Patrick Loisel e pressupõe a condução de todo o processo de prevenção de incapacidade e desvantagem social, com reabilitação profissional, contando com a participação de todos os atores sociais envolvidos, sob a promoção do poder público, em particular a Saúde, o Trabalho e a Previdência Social. O projeto-piloto em desenvolvimento em Piracicaba utiliza critérios de incapacidade com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade de Saúde da Organização Mundial da Saúde (CIF-OMS). Estão sendo construídos fluxos de atendimento no SUS e no INSS de Piracicaba, ações de intervenção nos ambientes de trabalho, acompanhamento dos reabilitados, com avaliação da qualidade da reabilitação profissional e participação de diversos setores da sociedade.
Maiores detalhes em: http://www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/CURSOS_E_EVENTOS/FOLDER%20INCAPACIDADE%20E%20REABILITAÇÃO.pdf