terça-feira, 3 de março de 2009

Trabalhar de madrugada gera sintomas de diabetes e problema cardíaco

Glicose e insulina aumentadas, bem como pressão alta, afetam pacientes.
Razão parece ser o 'ajuste incorreto' do relógio biológico das pessoas.

Não dá para brincar com o relógio biológico. Por mais que as pessoas que trabalham de madrugada tentem dormir de dia, o horário alterado provavelmente vai causar problemas de saúde, com efeitos sobre o corpo que lembram o diabetes e doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de um quarteto de pesquisadores americanos num estudo publicado na edição desta semana da revista científica "PNAS".
Frank Scheer, da Divisão de Medicina do Sono do Brigham and Women's Hospital, junto com seus colegas, submeteu um grupo de voluntários (cinco mulheres e cinco homens) a dez "dias" de 28 horas -- um tipo de turno que quebra a semana em seis "dias" mais compridos que o normal. Isso levou essas pessoas a dormirem com uma diferença de 12 horas em relação aos seus horários normais.
O resultado foi o aparecimento de sintomas muito parecidos com os de pacientes diabéticos ou com problemas cardiovasculares, como aumento do açúcar no sangue, apesar do excesso de insulina para compensar isso, aumento da pressão arterial e dificuldades para dormir. Segundo os pesquisadores, a razão das mudanças é a alteração no relógio biológico natural do organismo, que é "ajustado" pela luz do dia em todas as pessoas, mesmo aquelas que trabalham nos turnos da noite.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1024480-5603,00.html

Nenhum comentário: