terça-feira, 29 de abril de 2008

Mais horas extras, mais riscos para a saúde e a segurança

Osasco/SP - O acúmulo de horas trabalhadas coloca em risco a saúde e a segurança do metalúrgico. O estresse, o cansaço e a pressão, além de ambientes, equipamentos e situações inadequados para o trabalho estão por trás dos 503.890 acidentes de trabalho registrados pela Previdência Social em 2006.
Destes acidentes, 403.264 são casos de acidentes “típicos”, ou seja, decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado, de acordo com a definição da Previdência. Além disso, 26.645 registros se referem a trabalhadores que adquiriram doenças ocupacionais e os demais 73.981 tratam-se de acidentes de trajeto, aqueles que ocorrem entre a residência e o emprego ou vice-versa.
No Sindmetal - Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, somente entre o segundo semestre de 2007 e o início deste ano já foram emitidas 143 CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho). A estimativa do Sindmetal é que 95% dessas CATs são motivadas por LER (Lesões por Esforço Repetitivo) ou Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A extensa jornada de trabalho é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas de saúde.
Ou seja, combater o excesso de horas extras é uma forma de zelar pela saúde e segurança do trabalhador.
Fonte: Revista Proteção - http://www.proteção.com.br/


Nenhum comentário: