terça-feira, 7 de junho de 2011

A Epidemia de Estresse nas Empresas do Século XXI

Estresse: o assassino silencioso
Por: Sérgio Ricardo
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-epidemia-de-estresse-nas-empresas-do-seculo-xxi/55552/

As pessoas, geralmente, não se sentem somente ansiosas e estafadas pelo estresse no trabalho, ficam também desnorteadas pela ampla variedade de pensamentos, emoções e alterações físicas que acontecem com elas. Caso não saibam identificar esses sintomas, podem reagir emocionalmente piorando seu estado de saúde. Para desenvolver estratégias de abordagem e identificação do problema é necessário que se entenda como o estresse atua no corpo e na mente. O organismo das pessoas experimenta uma ampla variedade de alterações quando se sujeita ao estresse nas empresas. Essas alterações orgânicas ocorrem como uma defesa das pessoas diante dos problemas.
É muito comum se ouvir das pessoas frases do tipo "estou estressado", mas quando isto acontece geralmente elas querem dizer que estão cansadas, que dormiram mal, que faltou dinheiro para pagar as contas, que estão com uma série de problemas etc., etc.
A expressiva mudança em todos os segmentos da sociedade passou a exigir do ser humano uma grande capacidade de adaptação física, mental e comportamental e na maioria das vezes, a grande exigência imposta às pessoas pelas mudanças na vida moderna e, conseqüentemente, a necessidade imprescindível de se ajustar a tais mudanças, acabou expondo todos, empregados, patrões, pais, filhos, amigos, a uma freqüente situação de conflito, ansiedade, angústia e instabilidade emocional.
O estresse, geralmente, surge como uma conseqüência direta dos persistentes esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial. Ansiedade, estresse e esgotamento são termos de uso corrente entre as pessoas participantes daquilo que é chamado de "vida moderna", que condiciona que se seja mais competitivo e melhor, para sobreviver num mercado cada vez mais desregulamentado e exigente.
Quando isto ocorre, gerando desequilíbrio e alterações no metabolismo, configura-se um quadro de estresse. O estresse já é considerado como uma epidemia do século XXI. Os seus efeitos são tão negativos para as pessoas, como para as empresas. As organizações, os grupos ou equipes estão propensos a ficarem estressados, embora exista um estigma de que o estresse pode significar fraqueza. Nossa cultura ocidental, por ser uma cultura voltada para o mercado, ainda estimula este estigma, já que as pessoas parecem sentir medo ou vergonha de falar sobre o assunto. As diretrizes das empresas, por sua vez, não deixam margem para manifestações de reconhecimento do estresse.
Segundo especialistas, o estresse é indutor de fortes desfuncionamentos e elevados custos nas organizações em geral e nos indivíduos em particular. Dessa forma, em 1993, o estresse foi categorizado como uma epidemia global.
Estudos recentes concluem que 75% dos trabalhadores experimentam condições físicas ou mentais relacionadas com o estresse. E esses números exorbitam no Japão, onde se estima que cerca de trinta mil trabalhadores morrem por ano por excesso de trabalho.
A tarefa de procurar sinais de estresse numa empresa começa pela observação atenta de seus funcionários. Se o comportamento deles é marcado pela pressa, agressividade ou queda de produtividade, a empresa está estressada.
Considerando que o primeiro fator de estresse no mundo profissional está ligado às relações interpessoais, o estressado sofre redução da capacidade de comunicação com os profissionais com os quais se relaciona. Essa alteração pode assumir diversas formas. Uma delas é o isolamento. Outra característica comum e bem conhecida é a agressividade. Ela ocorre quando o indivíduo está submetido a grandes constrangimentos.
Uma das qualidades do bom administrador é, exatamente, ser capaz de absorver o estresse, mas, para que isso aconteça, ele precisa ter o próprio estresse sob controle.
É sabido que "um empregado médio perde, durante a vida, um ano e meio de trabalho devido a doenças provocadas pelo estresse", ainda, por mais que as empresas invistam em equipamentos de alta tecnologia, dificilmente poderão melhorar sua eficiência e rentabilidade.
Ao contrário, somente com a investigação do material humano que dispõe é que poderá reduzir sua exposição ao estresse, elevando em contrapartida os ganhos desejados.
Em um ambiente em que há poluição atmosférica ou sonora, temperatura desagradável, umidade, "design" inadequado etc., há uma probabilidade maior de desgaste físico e emocional entre os empregados. Outros fatores relacionados ao tempo também entram na lista dos elementos estressantes, são eles: mudanças de fuso horário, prolongamento das jornadas de trabalho, trabalho por turnos, tarefas com prazos curtos etc.
Com relação as características organizacionais, sociais as diretorias gestoras de conteúdos administrativos ressaltam alguns fatores que devem ser evitados em nível organizacional:
  • Os ritmos acelerados;
  • A sobrecarga de trabalho;
  • A monotonia;
  • A ausência de participação;
  • A falta de equiparação nas recompensas salariais;
  • A impossibilidade de progresso na carreira;
  • As funções com elevado nível de complexidade;
  • A incerteza quanto ao futuro da organização;
  • A ambigüidade nas orientações da chefia;
  • A ausência de autonomia; 
  • A má qualidade das relações interpessoais.
Outro ponto importante é que "não há organizações isentas -escolas, empresas, órgãos públicos, gabinetes de governo, instituições beneficentes, institutos -todas são afetadas pelo estresse e muito deve ser feito para torná-las melhores".
Apesar das situações de estresse terem se tornado inevitáveis neste mundo conhecido por globalizado, e suas soluções não serem necessariamente triviais,existem várias saídas eficazes, como as descritas no item que podem ser empregadas independentemente ou em conjunto, para o controle e erradicação do estresse físico e mental nas empresas, como o exemplo a seguir sugere:
Um dos principais causadores do estresse, é o perfeccionismo. Estimular desafios buscando a excelência dos empregados, mas reconhecendo as imperfeições humanas, é uma fórmula de felicidade, pela motivação que causa e pela alegria proporcionada pelo reconhecimento de um trabalho bem feito.
O autoconhecimento é um princípio fundamental para progredir na vida, pois somente através do conhecimento de nós mesmos é que podemos saber quais as nossas limitações e o nosso potencial. É possível desenvolver o autoconhecimento através de testes, dinâmicas e terapias em grupo.
A conscientização corporal é uma das estratégias para se desenvolver o autoconhecimento. Os programas de exercícios nas empresas estão sendo implementados por diversas corporações. Estes são orientados por professores de educação física ou por fisioterapeuta. Nesse tipo de programa costuma haver a predominância de exercícios de alongamento e exercícios aeróbicos leves.
Administração do tempo é um fator de grande importância, é aconselhável fazer um cronograma e seguí-lo rigorosamente, onde se encontram todas as atividades a serem controladas, de maneira que não haja desperdício involuntário do tempo. Planejar melhor as atividades para evitar o acúmulo de trabalho faz com que se tenha mais tempo para o lazer, tão necessário e desejado por todos.
Ambiente de trabalho personalizado influencia no estresse, pois o estresse não é uma doença individual e não afeta apenas a vida privada das pessoas; logo, sua prevenção e tratamento devem estar em uma escala de importância suficientemente abrangente, a fim de solucionar um problema que caracteriza nossa era.
No trabalho, que é onde vivemos grande parte de nossa vida, tudo o que nos satisfaz ou que nos aflige se torna muito evidente. Sendo assim, é imprescindível estender toda a boa-vontade e a simplicidade complexa do leque de soluções ora proposto, ao ambiente profissional, já que a harmonia no trabalho precisa ser sempre cultivada.
Para isso, um pouco de criatividade pode ser o suficiente. Pelo preço de alguns quadros de aviso e tachinhas é possível financiar o congraçamento entre pessoas que trabalham juntas.
Basta incentivá-las a usar os quadros de aviso para anunciar coisas à venda, serviços realizados nas horas vagas ou trocas de plantão. Nascimentos, casamentos e conquistas pessoais, também entram na lista de coisas anunciáveis.
Mas esta é apenas uma entre tantas alternativas que poderiam ser mencionadas aqui, todas com um mesmo fim – incentivar o companheirismo entre colegas de trabalho, aumentar o bem estar durante a permanência no local de trabalho e, com isso, reduzir as tensões prevenindo o estresse.
Um primeiro passo para o gerenciamento do estresse é realizar as avaliações médicas periódicas, e principalmente as avaliações em Biometria Funcional, assim sabendo quais são os níveis das reservas do organismo e os níveis de estresse podemos antecipar e prever ações que podem salvar vidas e minimizar os efeitos das doenças psicossomáticas, melhor o desempenho e aumentar os lucros nas empresas